Quem são os Batistas?

Entenda a raiz da denominação Batista.

HISTÓRIA DA DENOMINAÇÃO BATISTA
O objetivo deste texto é que você conheça melhor nossa denominação, um pouco de nossa origem, história e doutrinas distintivas. Nós os batistas não somos daqueles que creem que somos apenas nós os eleitos por Deus para a salvação, “de todas as tribos, povos e raças, muitos virão te adorar" (Ap. 7:9-10), isto inclui também de muitas denominações, o Reino de Deus não se restringirá a uma denominação cristã, o Reino é para os fiéis.

Origem dos Batistas: Há pelo menos três correntes, mas a mais aceita é de que os Batistas tiveram origem no século XVII, entre os ingleses. Na segunda metade do século XVI, pequenos grupos de puritanos tornaram-se impacientes em relação à reforma dentro da igreja Anglicana.
Finalmente, romperam com a igreja oficial da Inglaterra, tornando – se conhecidos como separatistas. Aqueles entre eles que acreditavam no batismo só de crentes tornaram-se os pioneiros do que, finalmente, veio a tornar-se uma denominação separada, com o nome de batistas. Esses puritanos também defendiam a forma de governo eclesiástico democrático, um outro típico princípio batista. John Smith, anteriormente pregador anglicano de Lincoln, na Inglaterra, tornou-se um ministro separatista. Em 1694 a Primeira Igreja Batista do mundo. Os anos entre 1640 e 1660 foram de grande ênfase das igrejas batistas, e desenvolvimento. A liberdade religiosa tornou-se uma grande ênfase das igrejas batistas, e muitos crentes batistas foram aprisionados ou tiveram seus bens confiscados. John Bunyan (Autor de O Peregrino) foi um deles, confinado 12 anos em prisões. O ímpeto reavivalista e de missões entre os batistas deveu-se a Adoniram Judson e William Care em especial.

Os Batistas no Brasil

ALGUNS PRINCÍPIOS DISTINTIVOS DA FÉ DOS BATISTAS:

  • Autoridade da Bíblia - como a única regra de fé e prática (conduta). Os batistas crêem na inspiração total das escrituras e na sua inerrância e não reconhecem nenhuma outra literatura paralela as Escrituras.
  • Separação entre a Igreja e o Estado - dentro deste princípio está a liberdade religiosa.
  • Igreja como uma comunidade local democrática e autônoma, formada de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas, tendo Cristo como o Cabeça
  •  A absoluta liberdade de consciência dos membros.
  • O Sacerdócio Universal dos Salvos, a responsabilidade individual diante de Deus.
  • Apenas duas Ordenanças: O Batismo e a Ceia do Senhor. São as duas ordenanças da igreja estabelecidas pelo próprio Senhor Jesus Cristo no NT, sendo ambas de natureza simbólica. (Mt 3.5-6, 13-17, 16.26-30; Jô 3.22,23; 4.1,2; I Co 11.20,23-30) - Elas não são sacramentos (não conferem graça ou poder por si mesmas).
  • Batismo por imersão completa, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como testemunho público da fé.
  • Não batizamos crianças, cremos na necessidade de arrependimento e confissão pública, para a realização do batismo.
  • Os batistas entendem que uma igreja justifica a sua existência pelas seguintes atividades: Evangelização e Missões, Ensino Cristão , Adoração Pública , Assistência Social . E em especial missões tem sido a maior tônica dos batistas há quase 4 séculos.

Realmente importa se você é um batista? Afinal, os filhos de Deus incluem pessoas de todas as denominações. Todos os grupos estão tentando ajudar as pessoas a amar a Deus e uns aos outros. Por que é importante reivindicar uma herança batista?

Batistas certamente não têm todas as respostas. Temos muito a aprender com a comunidade cristã mais ampla. Da mesma forma, os Batistas são companheiros de trabalho com outras denominações e devem trabalhar com outras denominações. Somente depois de afirmar nossa conexão com a família cristã maior, podemos legitimamente reivindicar nossa herança batista.

Batistas são um ramo da Reforma Protestante que Martinho Lutero começou em 1517. Os protestantes discordaram da compreensão da salvação da Igreja Católica Romana. Os reformadores declararam que somos salvos pela graça através da fé, não pelos sacramentos da igreja.

A igreja católica disse que o ensinamento de Lutero era heresia. Lutero citou a Bíblia para apoiar seus ensinamentos. Os líderes da igreja católica afirmaram ser os intérpretes oficiais das escrituras. Disseram a Lutero que sua interpretação estava equivocada e o responsabilizava por ensinar e pregar de acordo com a tradição católica oficial de interpretação bíblica. Lutero respondeu:

"A menos que eu seja condenado pela Escritura e pela razão clara - eu não aceito a autoridade dos papas e concílios, pois eles contradizem um ao outro - minha consciência está cativa da Palavra de Deus. Eu não posso e não vou me retratar de nada, porque ir contra a consciência não é certo nem seguro. Deus me ajude. Amém. "

Lutero afirmou ser diretamente responsável perante Deus pela forma como ele interpretou as escrituras. Então ele traduziu a Bíblia do latim para o alemão, para que outros pudessem ler as escrituras e decidir por si mesmos o que a Bíblia dizia.

Quando as escrituras foram tiradas do domínio exclusivo dos líderes da igreja e dadas a todos os cristãos para ler e interpretar, a doutrina bíblica de que todos os crentes são sacerdotes foi reivindicada.

Lutero e a maioria dos outros reformadores enfatizaram o sacerdócio dos crentes para sustentar o apoio ao ensino da salvação pela graça. Um pequeno grupo de reformadores insistiu que a doutrina também tinha profundas implicações para a vida da igreja.

Esse pequeno grupo de reformadores sustentava que todo crente tinha o direito e a responsabilidade de se relacionar diretamente com Deus e de atuar como sacerdote de Deus. Esses reformadores foram rotulados como "radicais" porque queriam padronizar a vida da igreja de acordo com o Novo Testamento, onde cada membro era comissionado e dotado para o serviço.

Reformadores Radicais: Uma Comunidade de Sacerdotes

Balthasar Hubmaier - Os anabatistas imaginavam a igreja como uma comunidade de sacerdotes. Eles mudaram a vida da igreja radicalmente. Primeiro, eles insistiram que os membros da igreja devem ser crentes - não bebês - porque se tornar um padre exigia uma decisão consciente de viver para Cristo. Eles só batizavam os crentes. Suas igrejas eram chamadas de igrejas de crentes, porque cada membro havia sido batizado depois de fazer uma afirmação pessoal de sua crença de que Jesus é o Senhor. Isso não implica que eles não oraram por seus filhos nem lhes proporcionaram um ambiente que apontasse para Cristo. Eles insistiram, no entanto, que a decisão de fazer um compromisso de fé deve ser pessoal.

Além disso, eles não concordavem com as distinções entre o clero e os leigos, concentrando-se, em vez disso, nos dons espirituais de cada pessoa. Eles sustentavam que todos os membros da igreja eram ministros iguais (sacerdotes) com vários dons espirituais. Consequentemente, todos na igreja teriam um papel a desempenhar no ministério, e todos teriam uma voz igual ao ajudar a discernir a vontade de Deus para a congregação. Essas igrejas radicais tornaram-se conhecidas pela igualdade entre os membros e pela tomada de decisões congregacional.

Uma questão-chave para essas congregações independentes e autônomas era como elas se relacionariam com outras congregações? Outras denominações estabelecem uma hierarquia da igreja para controlar e coordenar o trabalho das igrejas. Os reformadores radicais rejeitaram tal estrutura. Em vez disso, eles propuseram uma associação voluntária com outras igrejas autônomas para trabalhar em projetos de interesse mútuo. Eles pediram que a cooperação entre as igrejas não controlasse as igrejas.

Ao contrário de muitas igrejas de seus dias, os reformadores radicais pediam liberdade religiosa completa para todos - crentes e não-crentes. Ninguém deve ser forçado pelo estado a acreditar de uma determinada maneira. Nem a igreja deve usar o poder do estado para avançar sua agenda. A igreja deve promover o reino da obra de Deus na sociedade através da persuasão de idéias e ações, não da coerção.

O surgimento dos batistas 

Os batistas emergiram desse ambiente reformista radical no início dos anos 1600. Eles apareceram pela primeira vez na Holanda (entre os imigrantes ingleses) e entre os separatistas na Inglaterra. Não demorou muito até que os batistas fossem encontrados nas colônias inglesas.

Batistas defendiam a liberdade de consciência. Roger Williams foi expulso da Colônia da Baía de Massachusetts por insistir que "a comunidade não pode, sem um estupro espiritual, forçar as consciências de todos a um só culto". Liberdade de consciência significava

liberdade para todo crente para servir e adorar a Deus segundo os ditames da consciência, a liberdade de cada crente para interpretar a Bíblia sob a orientação direta do Espírito Santo, a liberdade da igreja local para discernir a vontade de Deus, e liberdade de religião para todas as pessoas . Todas essas práticas tinham raízes na reforma radical.

Desde o início, a ênfase na liberdade e consciência levou a uma grande diversidade dentro das fileiras batistas. Alguns dos primeiros batistas aceitaram a predestinação, outros a rejeitaram. Alguns adoraram no domingo, outros no sábado. Alguns defendiam duas ordenanças, o batismo e a ceia do Senhor, enquanto outros acrescentavam uma terceira lavagem dos pés. Alguns favoreceram avivamentos, outros os ridicularizaram. Alguns defendiam a escravidão, outros lutavam contra ela. Alguns tinham mulheres pregadoras e diáconas, outros as rejeitavam. Alguns cantavam hinos, outros não. Os batistas sempre foram diversos e as disputas com outros batistas têm sido frequentes.

Dentro de nossa diversidade, no entanto, algumas convicções centrais sobre a vida da igreja permaneceram constantes:

Toda fé genuína nasce de uma resposta voluntária de confiança em Cristo

Todas as pessoas têm direito à liberdade religiosa

Todos os membros da igreja são crentes que fizeram um compromisso pessoal com Jesus como Senhor e Salvador.

Todos os membros devem interpretar as escrituras e ajudar a igreja a discernir a vontade de Deus

Todos os membros são talentosos para servir como ministros ou sacerdotes de Deus

Todas as igrejas são autônomas e livres para cooperar com outras igrejas como elas escolherem.

Reivindicando nosso patrimônio batista

Essa herança batista vale a pena ser reivindicada? Vale a pena reivindicar por pelo menos três razões.

Nossa herança batista é valiosa para a humanidade .

 

Batistas são cristãos de grande comissão. Levamos a sério o mandamento do Senhor de fazer discípulos por todo o mundo. As conversões genuínas resultam de uma resposta voluntária da fé em Cristo. Estabelecemos as bases para o evangelho e ouvimos as “boas novas”, defendendo a separação entre Igreja e Estado e defendendo a liberdade religiosa para todos. Em uma época de guerras motivadas por motivos religiosos, terrorismo e genocídio, o mundo precisa desesperadamente que os batistas voltem a ser defensores da liberdade de consciência e da liberdade religiosa.

Nossa herança batista é bíblica .

No Novo Testamento, somente os crentes são batizados e incorporados à igreja. Os cristãos formam um "sacerdócio real" (I Pedro 2: 9). Como seus sacerdotes, recebemos diversos dons espirituais e todos os dons são necessários e valiosos para o ministério da igreja (I Cor. 12: 7-27). Da mesma forma, somos sacerdotes iguais na família de Deus. Em Cristo não há nem judeu nem grego, escravo nem livre, nem macho nem fêmea (Gl 3:28). As igrejas do Novo Testamento eram diversas na prática, mas encontravam maneiras de cooperar nos empreendimentos missionários (Atos 15: 1-35).

A igreja do Novo Testamento não empregou o estado para espalhar o evangelho. Usou o poder da persuasão e não a coerção. A igreja primitiva sabia que convicções genuínas provêm de uma resposta voluntária da fé em Cristo.

Nossa herança batista é valiosa para a comunidade cristã mais ampla.

Martin Marty, o principal historiador da Igreja na América e ministro luterano, descreveu a "Batistificação" do cristianismo americano. Ele sugere que os insights batistas sobre a vida da igreja influenciaram outras denominações na América e transformaram a maneira como operam. Batistas influenciaram outras denominações para dar mais autoridade à congregação local, para dar aos leigos um papel mais ativo na igreja, para defender a liberdade religiosa, para permitir maior diversidade na interpretação bíblica entre seus membros, e para perceber a necessidade de cada um. membro a ter uma fé experiencial.

 

Nossa herança batista deve ser mantida inteira e saudável para continuar influenciando outras denominações. Da mesma forma, os Batistas devem estar dispostos a ouvir e aprender com outras denominações. Esta é uma via de mão dupla.

Curitiba
Pr. Elton Melo Rua Guararapes (41) 998909040 elton@ibicuritiba.org.br

Endereço

Rua Guararapes, 2058 (Rápida do Portão), CEP 80320-210 - Vila Izabel, Curitiba, PR

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(41) 99890-9040

(41) 99890-9040

elton@ibicuritiba.org.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

IBICURITIBA
© IBI CURITIBA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.