Restaurando o Romance no Casamento

Livro escrito pelo pastor Elton Melo.

Embora alguns casamentos tenham problemas muito sérios que só podem ser resolvidos com foco intenso e até mesmo com terapia, a maioria dos casamentos simplesmente se torna "obsoleta" ou desinteressante.

Esse foi certamente o problema que tive alguns anos atrás. Parecia que minha esposa e eu não tínhamos mais nada em comum. Todas as coisas que haviam sido tão emocionantes quando nos casamos tornaram-se rotineiras e enfadonhas. Não havia mais nada de novo para falar; exceto as crianças, e isso geralmente apenas começava uma discussão.

Eu sabia que precisava fazer algo.

restaurando 3d deitado

Compre o livro impresso

Foi quando comecei a ler tudo o que podia sobre o assunto de como melhorar meu casamento. O amor às vezes precisa de um pouco de estímulo para revisitar e manter os sentimentos que todos desejamos e ansiamos. Esse estímulo é chamado de "romance". Muitas pessoas confundem um casamento que parece normal ou nada excepcional com falta de amor. Simplesmente não é o caso! A maioria dos casamentos não carece de amor, mas carece de romance! O amor é fácil e pacífico, enquanto o romance é o que torna um relacionamento quente e excitante.

Cada pessoa na terra, em qualquer tipo de relacionamento, deseja paixão e romance em sua vida. Infelizmente, existem algumas coisas sobre o romance que a maioria das pessoas não entende.

O que descobri tem mudado completamente a minha vida!

Como eu fiz isso?

contracapa restaurando Eu adoraria compartilhar meus segredos com você e meu novo livro  sobre como Restaurar o Romance no Casamento faz exatamente isso! Em 2021, era para ter acontecido o nosso retiro de casais, cujo tema central era a restauração do romance no casamento. Juntei os materiais pesquisados, mais a experiência de estar casado com a mesma pessoa desde 1985 e resultou neste livro.

Por exemplo, você sabia que o problema mais comum em criar romance em um relacionamento é que as pessoas simplesmente não sabem como fazer isso? Outras vezes, as pessoas estão fixadas em classificações culturais e seus cônjuge são incapazes de apreciá-las por suas próprias qualidades especiais e únicas. No final das contas, algumas pessoas simplesmente desistiram de sua busca pelo romance. #romance, #casaisrestaurados.

Em breve, mais informações sobre o lançamento oficial, que está previsto para o dia 12/06/2021.... aguarde e compartilhe.


Prefácio

Este livro que tenho a honra de prefaciá-lo é resultado da escorreita pena e bela lavra do colega Elton Batista de Melo, pastor titular da Primeira Igreja Batista Independente de Curitiba. Não é o primeiro que lança, entretanto, o é nesta linha de aconselhamento para um relacionamento conjugal, sempre melhor. Ele é produto de sua vasta experiência como pastor e conselheiro, sempre dedicado e zeloso com a sua membresia.  Alegra-lhe o coração e consolida sua vocação quando percebe coesão e união entre os que são desafiados para o casamento.

Existem muitos jovens que aspiram o casamento; outros, já estão casados; outros, ainda, são casados mais de uma vez. Entretanto, se perguntássemos a esses tais o que é o casamento, provavelmente teríamos as mais diferentes respostas. Isto mesmo, há carência de conhecimento social e bíblico sobre o que é o casamento. Da mesma maneira, há falta de preparo adequado para essa nova fase da vida a dois.

A preparação para o casamento envolve conduta paciente dos que o aspiram. Primeiro, a conditio sine qua non é submeter-se à soberana vontade de Deus. Dessa submissão, certamente o casamento produzirá as grandes virtudes descritas sobre o amor, sabiamente discorridas pelo Apóstolo Paulo, em sua 1ª epístola aos Coríntios 13. Segundo, esse amor é um “estado afetivo da alma”, por isto ele é perempto. Não é ocasional. É processo de amálgama de duas almas; então ele é dinâmico e progressivo: “e se tornarão ambos uma só carne” Marcos 10.8.

Romantismo de verdade

Embora esta afirmação do Senhor Jesus sobre o casamento, a realidade é que o casal continuará com suas respectivas personalidades. Aqui é que entra a racionalização de relacionamento do casal.  O emocionalismo não é bom remédio para curar feridas da alma. E Deus também fala conosco através da razão, isto mesmo, da lógica. E a lógica, desde que baseada em premissa verdadeira, acabará por convencer o casal de que alguma coisa está faltando entre os dois, por exemplo: romantismo verdadeiro e não fingido; realizações dos sonhos, planejamentos para o futuro, filhos, patrimônio, vida espiritual, etc. Tudo isto pode contribuir para “melhorar o seu casamento”.

Muito bem lembrado pelo autor e, em boa hora, a edição deste livro que, sem dúvida, é resultado de muitos aconselhamentos ministrados a casais desajustados e que foram recuperados e que sobreviveram e hoje são bênçãos. Bênçãos para si próprios, para os filhos, para as famílias colaterais e, principalmente, para a nossa sociedade.

Filhos ficam "sem chão".

Com esta edição o autor está mostrando a necessidade de uma atividade imprescindível nas igrejas, nos clubes de serviços e até mesmo nas ações governamentais, possibilitando salvar muitos casamentos e socorrer muitos filhos, pois quando um casamento se desfaz, os filhos ficam “sem chão” e são, de imediato, os maiores prejudicados.

Parabéns ao seu autor pela excelente contribuição que este livro dará, a tantos quantos puderem alcançá-lo e desfrutar das suas lições e aconselhamentos que este seu livro certamente dará a muitos.

Meu caro leitor, com desejos de uma boa leitura e aplicação de seus ensinos e experiências em sua vida conjugal. Excelente leitura!

 

Mauro Seraphim, Professor de direito e advogado.


Apresentação

Aprecie a vida com a pessoa que você ama Todos os dias dessa sua vida sem sentido. Cada dia é um presente de Deus. É tudo o que se pode receber pelo árduo trabalho de se manter vivo. Portanto, tire o máximo de cada dia! Agarre cada oportunidade com unhas e dentes e faça o melhor que puder. E com prazer! É sua única chance, pois, junto com os mortos, para onde você vai com certeza, não há nada a fazer nem haverá o que pensar.Eclesiastes 9.9-10. (Bíblia A Mensagem, de Eugene Peterson).

Ao longo da minha vida profissional tenho tido o privilégio de conviver com diversos tipos de pessoas. Desde a sala de aula, como professor de economia, passando pelas intensas e dramáticas situações de consultoria empresarial e, desde 2004, atuando no ministério pastoral, eu e a minha esposa colecionamos diversos casos, relatos e situações que de forma direta ou indireta envolvem os casais.

Nenhuma empresa ou vida profissional será bem sucedida se no ambiente familiar a vida não estiver bem. O relacionamento conjugal é algo muito mais impactante e desafiador que qualquer outra relação humana. Nos preparamos para uma profissão, mas nãos nos preparamos adequadamente para o casamento. Entramos no relacionamento com muitos sonhos e paixões, e sem qualquer outra maior preparação, vamos enfrentando todos os dilemas e situações da vida. O resultado não poderia ser pior: milhões de lares destruídos, famílias desfeitas, crianças abandonadas, mortes, perdas financeiras e crises, por conta única e exclusiva da dificuldade de um homem se relacionar bem com a sua esposa, e vice-versa.

Mas nunca é tarde para começar a mudança.

Eu e a minha esposa, estamos casados desde fevereiro de 1985. Passamos por muitas dificuldades e superamos muitos problemas, mas nos propusemos a aprender, a melhorar, em vez de apenas reagir. Claro, contamos com a ajuda da Fé, que nos tem fortalecido e permitido que juntos amadureçamos em cada etapa da nossa vida. Mesmo assim, ainda precisamos e podemos melhorar.

Embora eu cite alguns versículos da Bíblia, este livro não é religioso ou sobre religião. Os conceitos apresentados são de conhecimento comum e, de alguma forma, extremamente simples e objetivos, podendo ser adaptados para todo o tipo de cultura, raça, religião ou sexo, afinal, boas maneiras, fineza e educação cabem bem em qualquer lugar.

Elton e Nice

Espero que a leitura deste livro e a aplicação das atividades sugeridas sejam muito desafiadoras para o casal e, em alguns casos, até desconfortável, que mexa com a sua rotina e te leve a um patamar de excelência no amor pelo seu cônjuge.

Curitiba - Paraná, outono de 2021

Elton Melo e Nice Melo,juntos desde 1985, para servir e abençoar vidas!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Guararapes, 2058 (Rápida do Portão), CEP 80320-210 - Vila Izabel, Curitiba, PR

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(41) 99890-9040

(41) 99890-9040

elton@ibicuritiba.org.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

IBICURITIBA
© IBI CURITIBA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.